PROCESSO VIRTUAL, FIM DA CORRESPONDÊNCIA JURÍDICA?
A resposta é: NÃO!
Há alguns anos os processos virtuais vêm tendo bastante crescimento em nosso país. Tal fato facilitou muito para aqueles escritórios de comarcas distantes que precisavam contratar correspondente para cópias ou protocolos judiciais, por exemplo.
Com frequência algum seguidor me questiona se os processos virtuais não foram o fim da correspondência, e minha resposta é NÃO.
Diariamente ainda recebemos solicitações de cópia de processos físicos pelos mais diversos fatores: Ainda existem muitos processos antigos em andamento, logo os escritórios necessitam de suas atualizações; acontece também do cliente trocar de escritório e este novo necessitar da cópia integral daquele processo; algumas comarcas ainda não utilizam processo eletrônico; alguns órgãos específicos ainda não trabalham com processos eletrônicos.. enfim! Os mais variados motivos! E acredite, ainda é uma diligência muito solicitada!
As diligências referentes a protocolo têm a mesma linha de raciocínio das cópias.
Audiências são realizadas diariamente por todo nosso país, ou seja, empresas e advogados continuam precisando dos serviços do correspondente jurídico!
E, por mais que pareça estranho, existe solicitação para cópias e protocolos em processos virtuais também! Cada estado/sistema tem seu cadastro, suas regras, etc. As vezes o contratante não tem acesso a ele, então o correspondente entra em ação!
Despachos são necessários em processos físicos e virtuais! Então essa continua sendo uma diligência muito relevante (não só para correspondência, mas também para seus processos pessoais).
Então seguimos firmes e fortes mesmo com processos virtuais!
Assista mais sobre a Correspondência:
https://www.youtube.com/channel/UCUfHnMS_g9VBaRnE_lruk8A/videos